DIETAS PARA MULHERES NA GRAVIDEZ
Para a gestante, uma dieta saudável é a chave para o desenvolvimento normal do bebê. Ela deveria estar recebendo calorias, proteínas, vitaminas e minerais suficientes. Uma dieta para mulheres grávidas não é uma restrição para não engordar, é a criação da dieta ideal para o
pleno desenvolvimento do feto
Durante a gravidez, há um aumento na quantidade total de água no corpo, bem como um aumento no peso corporal. Já no segundo trimestre, a gestante precisará de 340 calorias extras e no terceiro 450. É claro que, se você estiver exposto a todas as fraquezas e constantemente comer demais, estará acima do peso, o que é perigoso para o bebê e desagradável e difícil para a mãe (antes e depois do parto) ) A terapia dietética ajudará a gestante a não sentir desconforto e garantir o pleno desenvolvimento do bebê.
Elementos essenciais da dieta de uma mulher grávida
Proteínas
A gestante deve consumir 71 gramas de proteína diariamente. Pode ser encontrada no leite (incluindo soja), nozes (pasta de nozes), carne, ovos e peixe.
Ômega-3
Os ácidos graxos ômega-3 são simplesmente necessários para o desenvolvimento do sistema nervoso, cérebro, olhos. Eles estão em óleo de linhaça e colza, peixe, gema de ovo, legumes, fígado de bacalhau.
Vitamina B12
Este elemento é indispensável durante a formação do sistema nervoso. Certifique-se de usar leite de soja, carne, fígado, peixe, vitaminas B12 pré-natais.
Cálcio, vitamina D
Esses elementos são importantes na formação dos ossos e dentes. Sua deficiência afetará adversamente a formação, o desenvolvimento do feto e a saúde da mãe. A dieta das grávidas deve incluir verduras, frutas, queijo caseiro, leite, peixe. Não menos importantes são o zinco, o iodo e o ácido fólico.
Dieta para grávidas: alimentos proibidos
1. Batatas fritas, comida instantânea.
2. Produtos defumados.
3. Produtos com corantes e fragrâncias.
4. Cigarros e álcool.
A propósito, sobre os malefícios do álcool pode ser lido neste artigo: " Alcoolismo feminino: causas e conseqüências "
A base da dieta de mulheres grávidas
1. carne vermelha.
2. Peixe fresco.
3. Laticínios, ovos.
4. Grumos.
5. Nozes, sementes.
6. Bagas, geleias de frutas, compotas.
Dieta aproximada
Café da manhã: mingau, frutas, queijo, biscoitos, muesli com iogurte, fresco, rábano, cenoura com creme de leite, iogurte, ovos mexidos.
Segundo café da manhã (2-3 horas): frutas secas, frutas frescas, sanduíche e kefir, cupcake de passas.
Almoço: sopa leve, salada de legumes, ensopado de carne, sopa, chá de ervas, cogumelos assados, compota, ensopado de legumes, suco fresco, salada de atum, risoto de frango,
Lanche: iogurte, pratos de queijo, geleia, cacau, raiz-forte, torrada de pão integral com queijo, damascos secos, nozes, barra de cereais com chá, torta de maçã,
Jantar: carne cozida ou assada com batatas, salada de legumes ou risoto, salada de abacate, ensopado, couve recheada, costeletas de frango com legumes, brócolis ou couve-flor ao vapor, queijo, macarrão com molho de tomate, torta de peixe, torta de forno waffles, chá, iogurte, rábano, caldo de rosa mosqueta. É melhor não beber alimentos com líquidos, pois isso complica o processo de absorção.
A dieta para mulheres grávidas no primeiro trimestre envolve o uso de alimentos que contêm folato suficiente (salmão, sopa de cogumelos, chá de sálvia, chá de menta, espinafre). Recomenda-se quatro refeições por dia.
Durante o segundo trimestre, você deve comer alimentos que promovam o crescimento e o desenvolvimento do bebê cinco vezes ao dia. Componentes obrigatórios são ácidos ômega-3, cálcio, vitamina D, ferro (leite, rábano, peixe, carne, ameixas secas, amêndoas, feijão, pão integral). Eles apoiam o desenvolvimento completo do tecido ósseo, dos dentes, da formação de glóbulos vermelhos.
Nos últimos meses de gravidez, a mãe expectante deve sempre comer boa comida para energizar o corpo. Um componente indispensável da dieta é a vitamina K, que ajuda a coagulação do sangue (contida no trigo mourisco, lince, milho, pão, feijão, chucrute, caldo de rosa selvagem). A comida deve ser seis vezes, mas não coma demais e descanse ativamente.
A nutrição inadequada da mulher grávida e a perturbação da dieta podem levar ao aparecimento de anemia por deficiência de ferro, hipóxia fetal, toxicose, ameaça de aborto ou gravidez, complicações durante o parto. A dieta para mulheres grávidas garantirá uma gravidez normal, desenvolvimento fetal e parto bem-sucedido.
DIETA DOIS 17 DIAS
Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO VAI SER MUITO LEGAL